Lagoa Rodrigo de Freitas
A Lagoa é conhecida como "coração do Rio", por causa de seu formato e por ser rodeada por alguns dos melhores bairros da Zona Sul. Em 1995, esse conjunto de parques recebeu o nome de Parque Tom Jobim em homenagem ao mais carioca dos nossos músicos.
Com 7,5km de contorno, a Lagoa está ligada ao mar pelo canal do Jardim de Alá, que separa o Leblon de Ipanema. Suas águas, embora poluídas, são o local preferido pelos remadores da cidade. Ao redor da lagoa estão clubes tradicionais no remo, como o Flamengo, Botafogo e Vasco (sede naútica), e outros de lazer, como Caiçaras e Piraquê. Nas suas margens, remodeladas recentemente, há ciclovia, pista de cooper, parque dos patins, playground, quadras esportivas e quiosques com comidas típicas.
A escultura do Curumim dá boas-vindas aos pássaros que visitam os parques Brigadeiro Faria Lima, da Catacumba, do Cantagalo e das Taboas. O Parque da Catacumba, que expõe ao ar livre 30 esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros. A vista da Pedra da Gávea, do morro dos Dois Irmãos, do Corcovado e do perfil das palmeiras do Jardim Botânico dão uma moldura excepcional ao espelho d'água da Lagoa, especialmente no pôr-do-sol.

No natal, uma imensa árvore de luzes multicoloridas flutuante, junto com concertos musicais marcam as festividades natalinas na cidade.



RJ-WAP