A Empresa

A NITTRANS - Niterói Transporte e Trânsito - é uma sociedade de economia mista de personalidade jurídica de direito privado criada pela Lei Municipal nº 2.283, de 28 de dezembro de 2005, tendo como acionista majoritário o Município de Niterói.
É responsável pelo planejamento e gerenciamento técnico-operacional do sistema de transportes e trânsito e do sistema viário da cidade, em conformidade com as políticas públicas adotadas pelo Governo Municipal .
A estrutura organizacional funciona de forma integrada e é composta por técnicos e especialistas nas áreas de engenharia de tráfego, infraestrutura viária e arquitetura urbana.
As competências da empresa são divididas em cinco diretorias: Diretoria da Presidência, Diretoria de Administração, Diretoria de Finanças, Diretoria de Planejamento de Transportes e Trânsito, Diretoria de Infraestrutura Viária, sendo a empresa administrada por um Conselho de Administração.

Ação

- Planejamento e desenvolvimento de projetos e regulamentação da circulação de pedestres, motoristas e ciclistas em vias públicas;
- Implantação, manutenção e operação do sistema de sinalização e dos dispositivos e equipamentos de controle viário
- Desenvolvimento e implantação de medidas para redução da circulação de veículos e reorientação do tráfego, visando à qualidade do meio ambiente
- Coleta de dados estatísticos e elaboração de estudos técnicos sobre os acidentes de trânsito e suas causas.
- Desenvolvimento de projetos e programas de Educação para o Trânsito.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento e implementação das Políticas Públicas Sociais voltadas para a modernização do sistema viário, transportes e trânsito do Município de Niterói.
Atuar em conjunto com outros órgãos públicos na implantação das medidas da Política Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito.

Visão

A NITRANS tem como meta a excelência do gerenciamento técnico e operacional do sistema de transportes, trânsito e do sistema viário da cidade, sua modernização, eficiência e segurança, bem como a educação, formação e conscientização de condutores, passageiros e pedestres para um trânsito mais humano e seguro.

Valores

Qualidade; Eficiência; Capital Humano; Transparência; Respeito à vida Humana

Diretorias

Diretoria de Planejamento de Transportes e Trânsito

A Diretoria de Planejamento de Transportes e Trânsito é responsável pela coordenação, supervisão e controle da engenharia de tráfego e funcionamento dos sistemas de transportes e trânsito e sistema viário municipal. Elabora pesquisas e estudos estatísticos sobre acidentes de trânsito e suas causas, e estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira de projetos viários.
Atua no planejamento e implantação de condições de circulação e serviços de transportes adequados para Portadores de Necessidades Especiais e idosos.
Desenvolve programas educativos visando a redução de acidentes de trânsito e conscientização de condutores, passageiros e pedestres.

Diretoria de Infra-estrutura Viária

A Diretoria de Infra-estrutura Viária é responsável pela coordenação, supervisão e controle da sinalização horizontal, vertical e semafórica.
Coordena e fiscaliza a execução de serviços de implantação e manutenção da sinalização viária.
Planeja e elabora estudos voltados para a modernização, eficiência e ampliação dos sistemas de sinalização do município.

Diretoria de Administração

A Diretoria de Administração tem como atribuições administrar e controlar os setores de Recursos Humanos, materiais e bens da empresa, serviços de compras e almoxarifado, informática, programação e processamento de dados.

A Diretoria de Finanças

A Diretoria de Finanças é responsável pelo orçamento da empresa, serviços de contabilidade, liquidação e despesas, tesouraria, crédito e cobrança e controle interno.

NITTRANS - Niterói Transporte e Trânsito S/A - Prédio da Rodoviária Roberto Silveira - Praça Fonseca Ramos s/n - Centro - 6º e 7º andar - Niterói - RJ / tel: 21 2621 5558